27 de abril de 2024

COMO FAZER O SEU PEQUENO NEGÓCIO LUCRAR MAIS? 

É consenso que está cada vez mais difícil se diferenciar no mercado. Por esse motivo, é muito importante que o empreendedor esteja sempre se atualizando e buscando desenvolver inteligência financeira para tomadas de decisão mais assertivas.  

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco. 

A dificuldade de organizar a gestão e a saúde financeira do pequeno negócio impacta diretamente nesse número considerável de empresas que não conseguem se manter por muito tempo.  

Desenvolver a inteligência financeira do empreendedor, nesse contexto, é de extrema importância.  

E COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA FINANCEIRA PARA GERENCIAR SEU PEQUENO NEGÓCIO?  

  1. Planejamento financeiro  

Uma ótima maneira de evitar gastos e despesas desnecessárias é desenvolver um planejamento financeiro, com informações precisas do seu negócio, e se basear nesse plano nos momentos de tomada de decisão. 

O planejamento financeiro auxilia na gestão de fluxo de caixa da empresa, ao permitir que o empreendedor projete e monitore as receitas e despesas do negócio, visualizando quanto pretende gastar, investir e lucrar.    

  1. Ter a tecnologia como aliada 

A tecnologia permitiu que recursos que antes eram acessíveis principalmente para as grandes empresas tornassem disponíveis para os empreendimentos menores.  

Apesar disso, muitos empreendedores ainda não têm conhecimento acerca das diversas tecnologias disponíveis que se encaixem nos seus orçamentos e continuam em nível analógico. 

Em um mercado tão competitivo, usufruir de instrumentos tecnológicos ajuda a empresa a conquistar o seu espaço e se diferenciar de seus concorrentes.  

Rotinas da empresa, controle das jornadas dos funcionários, informações dos clientes e fornecedores, agendamento de pagamentos, controle de compromissos, dentre outras, são atividades que podem ser automatizadas com ajuda de tecnologia. 

  1. Investir em ferramentas de gestão 

Se a empresa é pequena, devido às restrições de recursos, é ainda mais necessário evitar gargalos e desperdícios.  

Portanto, é IMPRESCÍNDIVEL que o dinheiro seja investido em ferramentas que vão realmente OTIMIZAR os processos internos. 

Investir em ferramentas de gestão trará segurança para o empreendedor, que não precisará se preocupar com atividades manuais que podem desencadear, tanto problemas no processo produtivo, quanto problemas judiciais.  

Por exemplo, se um antigo funcionário decide colocar a empresa na justiça alegando que não recebeu o pagamento das horas extras, é responsabilidade do empregador provar se pagou ou não. Se o processo de controle de jornada for feito por planilhas, de forma manual, é provável que não haja documentos antigos conservados, logo, a justiça punirá esse empregador. 

Quando a empresa decide profissionalizar a sua gestão com ferramentas permite ao empreendedor focar a sua energia no que realmente importa: escalar o seu negócio e fazer dinheiro, sem preocupações. 

GESTÃO X TECNOLOGIA 

A Mensis Tecnologia é uma empresa que fornece o controle de ponto eletrônico integrado a uma plataforma em nuvem, a qual permite o acesso facilitado a todas as informações referentes ao controle de jornada de cada funcionário.  

Assim, garantimos uma coleta de informações confiável e ajustada ao tipo de trabalho dos funcionários: presencial, por equipes móveis ou em home office.  

E diferente do que muitos pequenos negócios imaginam, disponibilizamos um serviço acessível a todos os negócios. Clique no link abaixo e converse com a nossa equipe para saber mais sobre planos e valores.  

Já ajudamos mais de 500 empresas e queremos transformar a sua gestão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram